skip to main | skip to sidebar

Helicon



Uma onda electromagnética de baixa frequência. Ruídos minimais e arrepios caóticos onde o silêncio (também) é para ser ouvido.

Locução/Realização:
Diogo Santos

Email:
diogosantos(at)ruc.pt

Horário:
de 3a para 4a, às 00h (GMT)
(thursdays at midnight, GMT)

Blog:
heliconruc.blogspot.com

Rádio Universidade de Coimbra



URL: ruc.pt

107.9 FM (Região Centro)

Emissão Online da RUC
\ Listen Online

Grelha de Programação da Rádio Universidade de Coimbra (versão para imprimir)

Mailing List da RUC

Radio Universidade de Coimbra (RUC) is the oldest running university radio station in Portugal, a freeform independent alternative radio station - both a radio-school and a local broadcaster in central Portugal (107.9 FM).

All radio programs are author's programs. This means that all compulsory playlists are banned by principle. The person hosting a radio program is entirely free to choose what music to play.

As a result, there's a multiple and eccletic offer of radio contents - programs ("shows") about pop, rock, electronic, dance, jazz, classical music, soundtracks, covers, portuguese music, japanese music, canadian music, chiptunes, hip hop, worldmusic, blues, rockabilly, chanson française, gothic, punk, krautrock, noise, experimental improvisations performed live, metal, medieval, exotica, mathematics, literature, cinema, ecology, science...

Rádio Zero: radiozero.pt
Emissão online

A Rádio Zero é uma secção autónoma da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Ambiciona contudo a ser muito mais que isto. Ser mais que um espaço físico, como tantos outros há, em que se transmite o que todos sabem que existe da forma que todos conhecem. A Rádio pretende ser um meio criativo que fomenta o experimentalismo e o desenvolvimento de obras de arte em formato sonoro (...) A Rádio Zero não se quer afirmar em alternância, mas sim em alternativa. Quer ocupar um espaço que sente existir, um hiato que clama por uma atitude descomplexada, por uma maneira diferente de estar e encarar a realidade radiofónica.

Manifesto Zero
A rádio é um meio criativo que fomenta o experimentalismo e o desenvolvimento de obras de arte em formato sonoro. A rádio intervém na sociedade através de conteúdo de cariz comunitário e da promoção de actividades culturais. A rádio assume-se como um meio de acesso do indivíduo à radiodifusão. Sendo apologista da liberdade e criatividade, a rádio dá preferência total ao formato de autor.


Programas da RUC com Página

- 107up
- 1978
- 1x2
- 57 Minutos
- A Cover de Bruxelas
- Adventures in Modern Music
- Artesanato Sonoro
- Autobahn
- Batida Crítica
- Blame Canada
- Cabo das Tormentas
- Cinemusicorium
- Clepsidra
- Cocktail Mariachi
- Contrabando Latino
- Discos Perdidos
- Domingos, Paciência...
- Domino Records Radio Show
- Em Trânsito
- Estação de Inverno
- Fahrenheit 107.9
- Fantasma
- Helicon
- Histórias com Números
- Inter-rail
- Íntima Fracção
- Jazzteca
- La Résistance
- Laboratorio Chimico
- Livro de Cabeceira
- Magia Negra
- Moleskine
- Moon Safari
- Motel Mabuse
- Narita
- No Money No Honey
- Oceano Mota
- O Meu Disco Azul
- Off Beat
- Orelha Extra
- Origami
- Os Suspeitos do Costume
- Pop Dealer
- Pop O Construtor
- Porto de Abrigo
- Portuguese Pedro Radio Show
- Preto no Branco
- Radio Bambaataa
- RUC'n'Roll
- RUClub
- Ruínas Circulares
- Santos da Casa
- Sentidos
- Suburbano
- Tecnosterona
- Tour de France
- Vidas Alternativas
- Vidro Azul
- Zepelim

Arquivo

  • ► 2010 (16)
    • ► abril (2)
    • ► março (2)
    • ► fevereiro (4)
    • ► janeiro (8)
  • ▼ 2009 (58)
    • ► dezembro (6)
    • ► novembro (8)
    • ▼ outubro (9)
      • Passatempo: Dresda - Pequod
      • Passatempo no próximo Helicon: Dresda - 21/10
      • Mares calmos não fazem bons marinheiros!
      • Soundscapes#1
      • PaisagensSonoras...SoundScapes#1
      • Pg. Lost e Indignu - 18/10 Porto
      • Caspian - 6/10 Braga; 7/10 em Lisboa
      • Sinewave Essentials 2009 - vol3
      • Soundscapes#1
    • ► setembro (8)
    • ► agosto (6)
    • ► julho (4)
    • ► junho (4)
    • ► maio (5)
    • ► abril (6)
    • ► março (2)

Visitas




Helicon

À meia-noite, de terça para quarta, na Rádio Universidade de Coimbra e sábado, às 23.00, na Rádio Zero

Passatempo: Dresda - Pequod

terça-feira, 20 de outubro de 2009



Na emissão de 21 de Outubro há 3 EP`s + 3 pins para oferecer. Estejam atentos.

Os Dresda são um colectivo italiano sediado em Génova e são um dos projectos mais interessantes do Pós-rock do velho continente. A sua música tem uma elevada componente ambiental e cinemática, facilmente somos envolvidos nas melodias e nas camadas sonoras que Marco D’Oro, Daniel Campagne, Ivan Teso, Marco Cavaleri e Antonio Rodo constroem. Contam com 2 registos, o primeiro ainda "meio lo-fi" data já de 2007 - We are the superfunkers EP e em 2008 editaram Pequod, ambos pela Marsiglia Records. Lembrar que Pequod mereceu reedição este ano na netlabel Romena asiluum.
Pequod é mesmo um dos registos mais interessantes que passaram pelos nossos ouvidos nos últimos tempos e apesar da data da 1ª edição ser Dezembro de 2008, não teremos qualquer problema em colocar Pequod como um dos melhores registos do ano de 2009.
O quinteto italiano tem planos para editar trabalho novo ainda até ao final deste ano, mas com a colaboração e disponibilidade dos Dresda, nós na RU( e no Helicon temos para oferecer a 1ª edição de Pequod em formato físico, sendo que também podem encontrar (facilmente!) e fazer o download legal do EP sem gastar um cêntimo.

Publicada por helicon à(s) 10/20/2009 04:30:00 da tarde 0 comentários  

Etiquetas: Helicon

Passatempo no próximo Helicon: Dresda - 21/10

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Publicada por helicon à(s) 10/19/2009 07:51:00 da tarde 0 comentários  

Etiquetas: Helicon

Mares calmos não fazem bons marinheiros!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

001. The End of The Ocean. Docks. Calm Seas Don`t Make Sailors.
002. The End of The Ocean. Setting sail. Calm Seas Don`t Make Sailors.
003. Blanched. O final de "O incrível Hulk". Avalanched.
004. A Dancing Beggar. Sand between our toes. What We Left Behind.
005. The Ills. Broken wheel on the ambulance car. We Love Silence, But Silence Is Awkward.
006. How Comes The Constellations Shine. Hans Castorp. Canada EP.
007. Mogwai. My father my king. My Father My King CD Single.

Ouvir.
Download.

Publicada por helicon à(s) 10/15/2009 01:55:00 da tarde 1 comentários  

Etiquetas: Helicon

Soundscapes#1

domingo, 11 de outubro de 2009


Coimbra. 09 e 10 de Outubro. Soundscapes#1

1º dia

A 1ª edição do Soundscapes começou com os conimbricenses Alice in Wonderland Syndrome. O quarteto (com uma menina na bateria) tem boas ideias e percebe-se o caminho que quer percorrer. Ainda transpiram alguma inexperiência e têm algumas arestas por limar, nada que o palco não trate de consertar. Uma coisa é certa, crescem a cada passo que dão.

Seguiram-se os Löbo. Concerto explosivo e barulhento. As mãos tocaram tão depressa nas melodias dos teclados como nas distorções da guitarra…a bateria rebenta com o que sobra! Haja energia e até alguma envergadura para aguentar com os socos constantes - um concerto digno de figurar junto de um KO do Joe Frasier.

No final do 1º dia deu-se a incursão mais próxima do Pós-rock. Tocar depois dos Löbo não é fácil, mas os Aspen estiveram a altura. Começaram mais melódicos e acabaram mais ruidosos e explosivos. Foi o projecto com menos elementos em palco (apenas 3), mas nem por isso se encolheram. Mostraram uma atitude incrível e ficou claro que podem crescer ainda mais. A primeira noite foi bem variada no que toca aos géneros percorridos pelas bandas - psicadelismo, doom, metal, rock, pós-rock…afinal andam quase todos de mão dada e não deixou de ser um excelente aperitivo para o segundo dia.

2º dia

Começar por afirmar que seria muito complicado arranjar um line-up melhor do que o que a Artrites nos reservou para o último dia do Soundscapes#1.

Os La Flag abriram as hostilidades com uma performance irrepreensível. Até àquele momento nunca o Soundscapes tinha sido tão melódico e cinemático. As guitarras viajaram pela melodia dedilhada e pelo riff de pelo na venta. Houve bom humor e descontracção de quem parece ter a lição bem estudada – num só acto conseguiram surpreender e confirmar.

Seguiram-se os Katabatic que transformaram o palco da Via Latina num pequeno laboratório de experimentação. Não são os GY!BE, mas pisam um soalho parecido. Há instrumentos de sopro e outros pequenos instrumentos que preenchem as várias camadas do som. Há loops, pausas e riffs poderosos, há voz que é um grito com capacidade de encher os espaços que as guitarras iam abrindo. Em disco constroem paisagens mais serenas, em palco os Katabatic mostraram o que o seu nome denuncia - densidade e potência.

O melhor ficou para o fim, assim manda a tradição. Os The Allstar Project entraram com força e assim continuaram. Espectáculo curto, mas estrondoso. Mais uma visita, a quarta, da banda de Marrazes (Leiria) a Coimbra e houve espaço para tema novo - o sucessor de Your Reward a Bullet virá, talvez, no primeiro trimestre de 2010. A muralha sonora e melodiosa das três guitarras é absolutamente estrondosa e a bateria é sublime. Os The Allstar Project são de outro campeonato - isto parece claro! A qualidade do quinteto é inegável e se ainda havia dúvidas os Marrazenses tiraram-nas todas - são um dos nomes mais importantes do género e ombreiam com o que de melhor se faz fora de Portugal.

O balanço do primeiro Soundscapes é claramente positivo. A Artrites entrou a todo gás conseguindo um cartaz praticamente intocável. A sala de espectáculos da Via Latina não é perfeita, mas mesmo com algumas limitações (sobretudo o diminuto palco) a música e o ambiente dos dois dias de Soundscapes são para recordar. SoundScapes#2…até breve!

Publicada por helicon à(s) 10/11/2009 09:51:00 da tarde 2 comentários  

Etiquetas: Helicon

PaisagensSonoras...SoundScapes#1

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

001. Gregor Samsa. Jeroen Van Aken. Rest.
002. One Mile North. In 1983 he loved to fly. Minor Shadows.
003. Pg. Lost. The day shift. It`s Not Me, It`s You.
004. Aspen. No land for ellipsis.
005. The Allstar Project. Por um punhado de euros. Berlengas Connection.
006. Katabatic. O céu aterrou - falling purple blue. Vago EP.
007. Caspian. Vienna. Tertia.

Ouvir.

Download.

João Cavaleiro foi o vencedor do bilhete geral para o Soundscapes#1. Há mais dois bilhetes gerais para oferecer, estejam atentos ao programa Santos da Casa de 5a e 6a feira.

Publicada por helicon à(s) 10/07/2009 08:38:00 da tarde 0 comentários  

Etiquetas: Helicon

Pg. Lost e Indignu - 18/10 Porto

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Publicada por helicon à(s) 10/05/2009 11:23:00 da tarde 2 comentários  

Etiquetas: Helicon

Caspian - 6/10 Braga; 7/10 em Lisboa

Publicada por helicon à(s) 10/05/2009 11:20:00 da tarde 0 comentários  

Etiquetas: Helicon

Sinewave Essentials 2009 - vol3

Publicada por helicon à(s) 10/05/2009 12:23:00 da manhã 0 comentários  

Etiquetas: Helicon

Soundscapes#1



Publicada por helicon à(s) 10/05/2009 12:09:00 da manhã 0 comentários  

Etiquetas: Helicon

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Subscrever: Mensagens (Atom)

107.9FM (Portugal) | Rádio Universidade de Coimbra

Emissão Online\Online Broadcast